Hospital Ana Costa promove ação e realiza desejos de pacientes internados

Santos (SP), junho de 2019 – Com a recomendação de ficar em casa, o cenário é composto por pessoas trabalhando em home office, crianças sem aula e idosos, que pertencem ao grupo de risco, em isolamento social. Com isso, Paulo Nakano, coordenador do pronto-socorro clínico adulto e protocolo de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Ana Costa, listou algumas recomendações para evitar acidentes domésticos.

A cada ano, no dia 6 de junho, profissionais de todo o mundo atuantes nas áreas de saúde e serviço social são estimuladas pelo movimento global “What Matters To You” a fazer uma pergunta específica às pessoas que cuidam ou apoiam: “O que importa para você?”.  O questionamento representa uma mudança de paradigma no cuidado, trocando a tradicional abordagem sobre qual é o problema do paciente para o que é importante para ele. A iniciativa foi criada em 2016 pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland – entidade que visa contribuir para o avanço na qualidade de atendimento de saúde e assistência social naquele país. Desde então, instituições de saúde de todo o mundo têm aderido à iniciativa de forma pontual ou regular, por meio de iniciativas para engajar os pacientes nas decisões sobre o próprio tratamento e oferecer um atendimento mais humanizado – o que engloba escutar e entender melhor o que eles precisam, muitas vezes realizando desejos simples.

O Hospital Ana Costa, em Santos, é uma das instituições que irá aderir ao movimento, por meio de uma série de ações para seus 150 pacientes internados. A pergunta “O que importa para você?” vem sendo feita desde as últimas semanas a cada paciente, convidando a pensarem em que desejos gostariam de ter realizados no ambiente hospitalar para tornar o seu dia mais acolhedor. As respostas foram as mais variadas possíveis: desde pedidos de comidas específicas – como salada de frutas, bolo de chocolate e torta de frango – até ouvir uma canção ou sentir um abraço.

A mobilização da equipe do hospital nesse dia é outro destaque da ação. Alguns exemplos vêm da psicóloga Bruna Louise de Godoy , que nesse dia fará o papel de contadora de histórias, e da auxiliar de enfermagem Gislaine Moreira dos Santos, que tocará violino para os pacientes. Ao longo do dia, haverá também uma sessão de cinema com direito a pipoca e interação com familiares.